terça-feira, 12 de março de 2013

Aeroporto Internacional Afonso Pena





Localizado no bairro Àguas Belas em São José do Pinhais e próximo da cidade de Curitiba, o aeroporto Afonso Pena é o maior de todo o Estado do paraná. Foi criado em 1945 na Segunda Guerra Mundial com o auxílio do Departamento de Engenharia do Exercito Norte-Americano. Inicialmente possuía propósitos militares, com o fim da guerra e da copa do mundo em 1950, o aeroporto tornou-se comercial.


O traçado da pista do Aeroporto Afonso Pena é o mesmo da segunda Guerra Mundial, quando ele era a Base Aérea Afonso Pena. Em 1946, a aviação civil passou a operar na base com voos regionais e internacionais, sendo construída uma estação de passageiros até 1959, quando foi inaugurada uma nova estação.


Em 1974 a Infraero assumiu o aeroporto e, em 1977, foi concluída a ampliação do terminal de passageiros. Em 1996 com a construção do novo aeroporto, ele passa  ser internacional. As pistas têm 2.215m x 45m e 1.800m x 45m, e dispõe de 14 posições para estacionamento de aeronaves. O estacionamento de veículos possui 2.202 vagas. O Aeroporto Internacional Afonso Pena está localizado a 18 km do centro de Curitiba.


Reforma e ampliação

A licitação para contratação integrada dos projetos e obras de reforma e ampliação do aeroporto foram homologadas no final de janeiro/13, após o contrato ser assinado, a Infraero emitirá ordem de serviço para início dos trabalhos. 


A nova estrutura passará a contar com mais de oito pontes de embarque, que se somarão às seis existentes. As escadas rolantes passarão de sete para treze e os elevadores de oito para vinte três. "A ampliação será um dos maiores investimentos da Infraero e vai oferecer ainda mais conforto aos passageiros", afirmou o superintendente do aeroporto, Antônio Pallu.


O Aeroporto Afonso Pena comporta 7,8 milhões de passageiros por ano e já é capaz de atender à demanda de 2014, quando serão esperados 7,6 milhões de passageiros, incluindo o movimento em função da copa do mundo. Mesmo assim, os investimentos da Infraero deixarão o terminal apto a receber 10,4 milhões de passageiros por ano.



Informações adicionais



Informação- estão disponíveis no aeroporto: casas lotéricas, zona VIP, escola de idiomas Wizard, serviços de proteção à bagagem, Fast Sleep, agência dos correios, salão de beleza e balcões de informações posicionados em todo saguão.
Gastronomia- restaurantes fast food, sorveteria, bomboniére, lanchonete popular.
Finanças- o aeroporto dispõe de agências do Banco do Brasil e caixas automáticos do Itaú, HSBC, Bradesco, Santander e Unibanco. Para câmbio, o aeroporto oferece os serviços da empresa União Alternativa Turismo e Câmbio.
Compras- farmácia Multifarma, as lojas O Boticário, Chama da Amazônia, Leve Curitiba, Provopar-Arte Nossa, Régis Presentes, A Rendeira Artesanatos, Ótica Visorama, Bijuplace Bijouterias, Cavezzale e La Selva.
Aluguel de carros- Avis, Localiza, Locaralpha, Movida, Trifty e Unidas.
Internet- empresas no aeroporto oferecem internet wi-fi. 


Fontes
http://nossasaojose.blogspot.com.br
http://www.edestinos.com.br/aeroportos/Brasil/aeroporto-Curitiba-Afonso-Pena-CWB?gclid=CPrmj7_49bUCFQ7znAodTnYA5Q
http://www.bemparana.com.br/noticia/247714/infraero-abre-licitacao-para-estudos-da-terceira-pista-do-aeroporto-de-curitiba
http://www.infraero.gov.br/index.php/br/aeroportos/parana/aeroporto-afonso-pena.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário